Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

“levar a carta a Garcia”

É muito comum ler ou ouvir expressões várias vezes repetidas sem que se saiba o seu significado imagético. Temos normalmente uma ideia, mas o mais natural é estarmos longe do sentido real, sendo mesmo vulgar observar o seu mau uso e no limite em oposição ao seu significado original. Está hoje ao alcance de todos um vulgar dicionário. Quando não exista um meio electrónico que nos permita saber a origem e verdadeiro sentido do que exprimimos, se é claro e se tem o mesmo sentido para todos. Estariam resolvidos muitos mal entendidos de comunicação, e esta seria muito mais rica de precisão, ganhando contornos bem precisos. A mensagem e a vontade assim emitidas e entendidas ganhariam muito em clareza e transparência, evitando o ruído e o desconforto dos mal-entendidos.
O jornal de Negócios em boa hora criou um glossário para melhor se entender os termos usados para discorrer da crise económico financeira que afecta a Zona do Euro e pode ser consultada em http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=530597.
A mensagem politica está descredibilizada em larga medida por outras razões. O seu descrédito deriva dos seus agentes afirmarem, com um sentindo muito claro, o que fariam se lhes dessem o voto. Uma vez obtido o poder dão largas à imaginação para o não cumprimento das promessas eleitorais. O sério e honesto posicionamento de um homem íntegro quando empenha a sua palavra e não pode cumprir é o de devolver o que obteve com a sua genuína intenção de cumprir. No caso de assim não proceder está agindo de má fé, o que não é conduta que se louve em sociedade. Há o dever de repudiar os homens, em funções de Estado, que com os destinos colectivos nas suas mãos procedam de tal forma. Devolver o poder ao povo é o mínimo exigível a pessoas de bem, caso contrário é legítimo o uso dos meios ao dispor de todos, que podem ir da simples indignação ao total repúdio pelo mau uso do direito de governar obtido com má fé.
É simples, claro e transparente para um comportamento cívico natural.
Sabem o significado da expressão “levar a carta a Garcia”? Lenda ou não é uma tarefa que se executa sem rodeios, quer do desconhecimento da morada do destinatário, que na história se situava nas montanhas de Cuba, quer da personagem, que no caso era o General Garcia. O mensageiro que aceitou a incumbência é o nosso herói.

1 comentário:

  1. Gostei muito deste texto. Palavras claras para ideias claras. Conceitos bem definidos e apropriados pelo espírito de quem assim se exprime. Aplaudo. Viveríamos com tranquilidade e em paz se esse fosse o comportamento dos agentes políticos. É isso que se espera deles. É esse que deve ser o seu comportamento.

    ResponderEliminar